Postagens

Freud explica


"Não sabemos renunciar a nada." 
Sigmund Freud 

Li esta citação há alguns minutos e fiquei refletindo. 
Neste final de semana eu e minha Tita estávamos falando sobre Freud e seus conceitos mencionados e criticados no livro "O Monge e o Executivo".
Hoje, por mera insistência do destino, deparei-me com este trecho e comecei a pensar sobre o quanto nós necessitamos de algo ou de alguém para descarregar nossas tristezas, raivas e incertezas, portanto, sempre precisamos jogar a culpa em alguém e o motivo (talvez) esteja no não saber renunciar, pois como bons filhos ocidentais não sabemos "perder" pelo fato de não sermos preparados para tais situações que, embora não assumamos, acontecem o tempo todo durante a vida. E como já dizia meu querido e admirado Guimarães Rosa "aprender a viver é que é o viver, mesmo."
Assim, precisamos compreender que "a mesma mão que afaga é a mesma que apedreja" (Augusto dos Anjos). A vida afaga, mas depois pode apedrejar, é um ciclo e não tem pra onde e nem como fugir.
Então, Carpe Diem.

0 comentários:

Agradeço sua visita. Deixe seu comentário, crítica ou sugestão logo abaixo.