Postagens

PORTO SEGURO - BAHIA

Trevo do Cabral em Porto Seguro. Arquivo pessoal,
proíbo o uso.
Primeira cidade avistada na costa do descobrimento pelos afortunados portugueses.


Em Porto Seguro, há 510 anos "nasceu" a nação chamada Brasil.

Há um ano e seis meses passei férias em Porto Seguro e Arraial d'Ajuda, fui turista e aproveitei cada ponto turístico e fiquei entusiasmada e encantada com as riquezas naturais presentes nesta terra, assim como a culinária.


Porém, agora como moradora da cidade, estou indignada com a falta de infra-estrutura, saneamento básico, fiscalização ambiental, vigilância sanitária, educação pública de qualidade e oportunidades de empregos com grandes perspectivas.


Os moradores da cidade sofrem com o descaso das autoridades municipais e estaduais que só pensam em fazer benfeitorias para o turista que nem ao menos vivencia a verdadeira situação da cidade. Sem falar no vandalismo de milhares de adolescentes que passam férias aqui, sem os pais e fazem uso explícito de bebidas alcoólicas e drogas acreditando ser aqui o lugar onde "tudo se pode".


Me questiono sobre a razão de tanto descaso com o lugar que deu origem ao país.


Porto Seguro não tem um Campus da UFBA e conta apenas com o IFBA, instituição pública que oferece formação de nível técnico e superior, oferecendo apenas dois cursos superiores.
A cidade tem apenas uma faculdade particular - Faculdade Nossa Senhora de Lourdes - que oferece cursos na área de licenciatura e formará turma para administração em 2011.


Os estudantes que concluem o ensino médio ficam sem opções quando pensam em um curso superior, pois as opções disponíveis na cidade são poucas e a maioria deles almeja cursos como Direito, disponível apenas em Eunápolis em uma instituição privada.


Na área da saúde a situação não é muito diferente, a cidade conta com apenas um hospital público para atender crianças, mulheres, homens e idosos. E muitos dos médicos que atendem na cidade não têm convênio com os planos de saúde dos moradores, assim obrigando o deslocamento até Eunápolis para ser atendido.


Quero deixar aqui apenas o relato do que eu vejo e vivencio em Porto Seguro e a minha vontade de que as coisas um dia melhorem e que o progresso mencionado na bandeira do Brasil um dia chegue aqui.

2 comentários:

  1. Pelo menos com a sua chegada, Porto Seguro ficou melhor e com certeza mais divertida. Parabéns pela expressão crítica e madura. É com o exemplo e tais críticas que nós cidadãos contribuimos para as mudanças. Don

    ResponderExcluir
  2. Olá, vim te desejar feliz natal e boas festas. Paz e muitoooo amor p/ vc.
    Abços
    www.claudilicearagao.blogspot.com
    (tem post novo no meu blog)

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita. Deixe seu comentário, crítica ou sugestão logo abaixo.