Postagens

Tempo Moderno Demais




Vive-se em um século de transformações e avanços nos sistemas social e cultural, como conseqüência as pessoas estão aos poucos, sem perceber deixando de criar vínculos afetivos, dando mais atenção às tecnologias e ao "mundo" virtual, pois é mais fácil inventar uma vida de faz-de-contas onde tudo é perfeito, do que enfrentar a fria e cruel realidade. Será que o ser humano está preparado para a realidade?
A busca pela felicidade, pelos sonhos e sobretudo sobre o amor faz com que acreditemos nas novidades que nos são apresentadas. Nessa busca nos tornamos frágeis pela solidão que sentimos em razão das constantes renovações sociais e culturais que desesperadamente se tenta acompanhar. A mídia e os meios de comunicação por vez tem muita influencia sobre nós, pois todo dia milhares de brasileiros que chegam de suas atividades sentam-se em frente à TV, ao computador e ali passam horas com uma máquina, assim deixando de lado quem ama e este, infelizmente é um hábito cada vez mais freqüente hoje.
A partir daí as relações pessoais deixando de ser algo fundamental na vida das pessoas, com isso os índices de depressão aumentam a cada dia. A facilidade e a rapidez em se comunicar com alguém via internet ou telefone é algo que tem eliminado os vínculos afetivos, pois reparo que meu afeto por quem convivo é diferente do afeto que sinto por pessoas que raramente vejo ou me comunico.
O modo de vida do falecido cantor Cazuza pode ser usado como exemplo. Ele foi um jovem com muitos amores e em busca da felicidade e do prazer se deixou influenciar pela cultura e sociedade que estava inserido na época, más influências estas que iam contra os valores de sua família burguesa. A vida sem limites que levou foi o reflexo de um ser solitário e infeliz em busca de companhia e felicidade que resultaram na morte, pela contração do vírus HIV.
O ser humano está passando por uma evolução em sua psique, onde não está preparado para recebê-la e reage muitas vezes de maneira negativa. A sociedade capitalista e consumista tem exercido grande influência sobre nós e isso tem eliminado a afetividade dos casais. Estamos vivendo sob grades, prendendo nossa própria emoção em nome de um "tal" progresso.

Finalizei uma redação de vestibular com esta frase em negrito e se observada (a redação) com bastante atenção percebe-se a profundidade de minhas palavras. Tinha em mente criticar este tempo que esta moderno demais.
As pessoas tem esquecido que estão se relacionando com seres que se dizem sentimentais, enfim que se dizem seres humanos. Será que ser humano é isso? Passar por cima do direito do outro em beneficio proprio? Nao respeitar limites? Tenho certeza que não!
Escrevi com a intenção de que outras pessoas possam perceber a minha indignação diante do que está ocorrendo e com esperança de que um dia perceberemos que a ameaça somos nós!

2 comentários:

  1. É. Você acaba de ganhar uma fã.
    Texto preciso. Palavras precisas.
    Concordo plenamente.

    Beijos. Saudades ;*

    ResponderExcluir
  2. hummmmmm. miriã o texto presciso .palavras.precisas nossa esse texto tem uma ideologia muito boa adorei o texto meus parabens adoro vc bjx

    ResponderExcluir

Agradeço sua visita. Deixe seu comentário, crítica ou sugestão logo abaixo.